Disponível versão 2.17.0 de Sofia2

Já está disponível a nova versão 2.17.0 de Sofia2, esta versão também foi disponibilizada na Plataforma de Experimentação Sofia2CloudLab.

Ver versões

Esta nova versão acrescenta à Plataforma as seguintes funcionalidades:

· Atualização no website público Sofia2:

Adicionou-se um vídeo que apresenta as principais áreas de aplicação da plataforma (disponível no Canal Sofia2 do Youtube).

Também se incluiu a versão em português (obrigada Susana).

· CRUD (Instâncias) para Ontologias

Esta ferramenta permite, a partir da consola Sofia2 executar as funções CRUD (Criar, Ler, Atualizar, Eliminar) nas instâncias das ontologias.

O acesso é feito através do menu Ontologias>CRUD Ontologias, onde deverá selecionar uma ontologia. Uma vez selecionada a ontologia, pode executar uma consulta que lhe apresenta as diferentes instâncias em formato de quadro.

A partir de aqui, pode selecionar um registo para editá-lo, eliminá-lo ou criar um novo no formulário gerado a partir do esquema da ontologia:

Esta funcionalidade demonstra como Sofia2 pode utilizar-se em ambientes de elevado volume de trabalho para aplicações típicas de gestão de dados, onde o modelo web das entidades, a definição da segurança e das regras e o acesso multilinguagem reduz o tempo de desenvolvimento de forma considerável.

· Incorporação da rede social Facebook às capacidades Social Media da Plataforma:

Sofia2 é uma Plataforma IoT que simplifica a integração de informação de qualquer “Coisa”, estas Coisas podem ser dispositivos, smartphones, sistemas corporativos e obviamente as redes sociais, que são umas das fontes mais importantes na atualidade.

Aumentaram-se as capacidades da Plataforma incluindo o Facebook, na qual poderá nesta versão:

· Pesquisar páginas:

Pode aceder ao respetivo Timeline de cada elemento encontrado:

Os resultados das pesquisas podem ser armazenados numa ontologia nova ou numa já existente.

· Demo iBeacon

Nesta versão, desenvolveu-se uma demo que identifica as capacidades da Plataforma para integrar e utilizar de forma simples Beacons.

A demo é um controlo de fluxo básico que deteta a entrada ou saída das pessoas a partir de uma APP no seu telemóvel.

A demo inclui uma APP Android que envia os dados para a plataforma Sofia2, em conjunto com um Dashboard Web que mostra em tempo real as entradas e saídas detetadas.

Na secção de Demos pode aceder-se a esta demo:

http://sofia2.com/Examples/Control_pass.html

O código fonte e APK da demo, assim como a aplicação Android podem ser transferidos aqui.

A APP Android permite procurar os Beacons próximos e atribuir a cada um a parte inicial ou final da entrada.

No Dashboard seleciona-se a entrada a representar e mostram-se em tempo real o número de entradas, saídas e de pessoas no interior:

· Adaptador HL7

Nesta versão disponibiliza-se um Adaptador Gateway HL7 clínico standard, especificamente para as mensagens de tipo ORU (Observation Result Unsolicited)

O Gateway expõe através de um serviço REST no SIB uma operação de envio de medições com este standard, transformando-o para o formato json e protocolo SSAP, para desta forma ser armazenado numa ontologia de Sofia2 (HL7ORU01) e o ACK ser devolvido no standard HL7.

A informação armazena-se na ontologia, o que permite efetuar pesquisas através de diversos critérios.

· Assistente para a criação de regras de forma simples:

Incorporou-se um mecanismo de modelos que simplifica a criação de regras permitindo a conexão de regras CEP com regras script.

Por exemplo as condições podem definir-se com este assistente:

· Nova Versão de Modelo KP, da Gestão de Aplicações de SW e Configurações

Simplificou-se o modelo de atribuição de SW e de configuração das aplicações que utilizam a Infraestrutura de Modelo KP.

Atualizou-se igualmente a Infraestrutura de Modelo KP (transferir)

· Controlo do número de sessões lógicas abertas por KP:

Para melhorar a gestão interna de recursos, implementou-se um mecanismo que limita o número de sessões abertas por KP, para os casos em que o cliente não efetua o encerramento através da opção leave().

O novo controlo de sessões gere através de uma configuração o número máximo de sessões lógicas abertas que uma App Sofia2 (KP) pode ter simultaneamente, aplicando uma política de remoção (LRU) de uma sessão prévia ou de rejeição de novas sessões, uma vez alcançado o limite de sessões lógicas abertas.

· Atualização da Versão Community de Sofia2

Atualizou-se a versão Community estável de Sofia2 para a 2.17. Os utilizadores desta versão podem atualizar-se para esta versão estável.

Para contactar o suporte, pode escrever um e-mail para supportsofia2

· Tutoriais e workshop para o desenvolvimento simples e fácil de APPs com a App Inventor:

No âmbito da utilização da Plataforma Sofia2 no evento Smart Campus UC3M 2015 estão a desenvolver-se um conjunto de tutoriais para o desenvolvimento de APPs com a App Inventor.

Além disso, na 6ª feira dia 6, na Universidade Carlos III, duas pessoas da equipa, Guillermo e Laura serão os protagonistas de um workshop que demonstrará o quão simples é desenvolver APPs móveis com a App Inventor y Sofia2.

Disponível versão 2.17.0 de Sofia2

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s