Já está disponível a nova versão 2.18.0 de Sofia2

Já está disponível a nova versão 2.18.0 deSofia2, que foi igualmente disponibilizada na Plataforma de Experimentação Sofia2CloudLab.

Ver versões

Esta nova versão acrescenta à Plataforma as seguintes funcionalidades:

· Página da plataforma Sofia2 em italiano e português:

O idioma português e o italiano foram adicionados ao site Sofia2.

Além disso, atualmente estão a ser traduzidos os guias do utilizador para esses idiomas.

· Modelo visual de Ontologias:

Na versão 2.18 da plataforma Sofia2, adicionou-se à consola web de configuração, um editor visual que permite modelar graficamente as ontologias de Sofia2. (este editor está construído na biblioteca jsUML2 desenvolvida por Jose Raúl Romero e a sua equipa, à qual agradecemos a sua colaboração)

Para modelar visualmente as ontologias, utilizaremos o botão correspondente:

Que abrirá o editor gráfico

A ontologia pode construir-se com os elementos do menu, que permite criar classes, atributos, relações:

Após modelar a nossa ontologia, teremos uma estrutura idêntica a esta, na qual se poderá verificar que uma ontologia não tem de ser equivalente a uma tabela num modelo relacional, mas pode ser um conjunto complexo de entidades que representam todo um modelo de domínio:

Para finalizar gerar-se-á o esquema que representa o modelo da nossa ontologia.

· Suporte BDTR (Base de Dados em Tempo Real) para a utilização de bases de dados relacionais V1.

A implementação de referência da BDTR de Sofia2 está construída em MongoDB. Nesta versão inclui-se à BDTR o suporte de bases de dados relacionais, o motor funciona em qualquer base de dados relacional com driver JDBC (Oracle, MySQL, PostgreSQL, SQLServer,..), embora nesta primeira versão se tenha certificado em Oracle Database.

Esta nova implementação permite utilizar a plataforma Sofia2 em organizações (inclusive sistemas), onde temos um Sistema Gestor de Base de Dados Relacional (SGBDR) já implementado ou onde o departamento de sistemas tem experiência na sua administração.

Neste cenário, Sofia2 mantém todas as funcionalidades e é transparente para o cliente da plataforma (neste caso a linguagem nativa de consulta será SQL).

Ao utilizar uma base de dados relacional como a BDTR de Sofia2, as ontologias serão mapeadas para tabelas do modelo de dados e será o módulo gestor da BDTR de Sofia2 quem fará a tradução a partir/para o modelo relacional das instâncias da ontologia e resultados de consultas (documentos JSON).

Quando se escolhe esta implementação, o modelo de ontologias realiza-se a partir de um novo assistente que integra as capacidades do SGBDR escolhido:

Além disso, quando a base de dados subjacente suporta o tipo de dados JSON (por exemplo Oracle 12 ou Postgresql 9.3) poderá selecionar-se este tipo de atributo:

· Suporte de binários em ontologias Sofia2

A Plataforma Sofia2 já permitia a inclusão de binários nas ontologias, mas exigia uma gestão manual aquando da definição da Ontologia.

Nesta versão, incorporou-se o suporte para modelar um novo tipo de atributo (binário) nas nossas ontologias.

Este campo permite definir o tipo MIME, codificação, tipo de armazenamento e nome do binário a adicionar à nossa ontologia.

Em API Java, oferece-se ainda um método útil para trabalhar de uma forma acessível com este tipo de dados, permitindo adicionar binários com um método simples:

Poderá encontrar mais detalhes sobre esta funcionalidade nos guias de utilização da consola web e das APIS, assim como num próximo post.

· Novos Gadgets de Visualização

Nesta nova versão de Sofia2, incluíram-se novos gadgets e uma melhoria dos existentes, o que nos permite a criação de Dashboards Sofia2 mais sofisticados.

Para estes novos gadgets utilizou-se a biblioteca Javascript Google Charts. A seguir pode verificar o aspecto destes novos Gadgets e como se configuram:

Gráfico de Área

Gráfico de Barras

Gráfico de Tarte

Gráfico Gauge

· Melhorias nos Dashboards de Sofia2

Ao complementar as novas funcionalidades dos Gadgets, incorporaram-se melhorias nos dashboards de Sofia2, permitindo nesta nova versão atribuir novos layouts e temas para o Dashboard:

Um exemplo básico de Gadget na estação meteorológica:

· Incorporação da rede social Instagram às capacidades Social Media da Plataforma:

Enquanto uma Plataforma IoT, Sofia2 simplifica a integração da informação de qualquer “coisa”. Estas “coisas” podem ser dispositivos, smartphones, sistemas corporativos e obviamente as redes sociais, que são uma das fontes mais importantes atualmente.

Ampliaram-se as capacidades da Plataforma incluindo o Instagram, no qual poderá nesta versão obter a imagem ou vídeo mais popular:

Os resultados podem armazenar-se numa ontologia nova ou numa já existente.

· Como construir APPs Sofia2 na App Inventor

Nesta versão de Sofia2, publicaram-se vários posts no blog/wiki de Sofia2 nos quais se explica a integração da ferramenta App Inventor com Sofia2, para o desenvolvimento de aplicações Android de forma visual.

O conteúdo dos posts distribui-se da seguinte forma:

Sofia2 e Google App Inventor: Introdução.

Sofia2 e Google App Inventor: Primeiros Passos e Configuração

Sofia2 e Google App Inventor: Enviar Informação

Sofia2 e Google App Inventor: Pedir, receber e mostrar informação

O objetivo destas publicações é explicar como fazer uma aplicação móvel e como configurá-la, para que se ligue à plataforma Sofia2 a fim de enviar e receber informação de uma ontologia.

Relativamente a este trabalho, realizaram-se duas sessões formativas na Universidade Carlos III de Madrid de apoio ao concurso Smart Campus UC3M, no qual participa a Indra.

Já está disponível a nova versão 2.18.0 de Sofia2

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s