Disponível FEEP IoT & Big Data Platform Sofia2 a versão 3.0

 

Já está disponível a nova versão de FEEP IoT & Big Data Platform Sofia2. Esta é a primeira versão de Sofia2, na qual a plataforma faz parte da FEEP Enablement Platform e inclui numerosas novidades.

Esta versão também foi disponibilizada na Plataforma Experimental Sofia2 CloudLab.

Ver versões

  • Conceito de Projeto no Painel de Controlo

Os projetos permitem organizar o trabalho realizado na plataforma e ter uma visão unificada dos conceitos que se gerem, para além de permitir colaborar com diferentes utilizadores num projeto.

Além disso, a Consola Web adaptar-se-á em função do tipo de projeto selecionado.

Nesta versão, podem criar-se estes tipos de projeto.

IoT Basic: projetos que necessitam apenas de acesso às funcionalidades IoT básicas da Plataforma.

IoT Geral: projetos que necessitam de grande parte das funcionalidades proporcionadas pela Plataforma.

Social Media: projetos centrados na analítica de Redes Sociais.

Big Data Analytics: projetos orientados para a análise, exploração, modelização, reporting,…

A partir de agora, na página inicial do Painel de Controlo Sofia2 visualizará todos os projetos nos quais participa ou é proprietário um utilizador:

panel de control

Ao aceder a um projeto podemos visualizar rapidamente toda a informação relevante do projeto (incluindo o projeto Web associado que veremos a seguir):

paneldecontrol.png

A gestão dos projetos efetua-se a partir da opção de menu Projetos > Meus Projetos.   Um utilizador Colaborador poderá criar novos projetos e atribuir Colaboradores aos mesmos:

isafety.PNG

  • Web associada a um Projeto:

Associado ao conceito de projeto, a Plataforma permite incluir conteúdo web (html, css, imagens, javascript…) com o objetivo de criar uma completa web que poderá ser partilhada com os utilizadores externos à plataforma.

Esta web pode utilizar o API Javascript Sofia2 e assim consumir e produzir conteúdos para a Plataforma.

A interface permite editar o conteúdo do projeto online, podendo realizar-se a implementação de pacotes com todo o projeto completo e gerir os arquivos do mesmo.

  • Suporte do protocolo FI-WARE NGSI-10:

FI-WARE NGSI é um protocolo standard promovido pelo FI-WARE para o intercâmbio de informação entre distintas aplicações.

Decompõem-se em 2 APIs REST:

NGSI-9: Orientado para a gestão do formato da informação (entidades) para que seja conhecido por todas as aplicações que intercambiam a mesma.

NGSI-10: Orientado para o intercâmbio da informação.

Em Sofia2, o formato da informação gere-se através das ontologias e a sua definição via JSON-Schema. As ontologias podem definir-se e gerir-se a partir do Painel de Controlo Web assim como a partir do API REST de gestão.

Nesta versão, a plataforma disponibilizou um Gateway REST que suporta as operações standard definidas no protocolo NGSI-10, o que permite utilizar a plataforma Sofia2 como um Context Broker FI-WARE compatível.

Internamente, Sofia2 continua a gerir o seu conceito de Ontologia, enquanto a nível de interfaces gerem-se as estruturas NGSI-10. Desta forma, os clientes FI-WARE podem utilizar a Sofia2 como Context Broker e além disso utilizar as capacidades restantes da plataforma.

No CloudLab de Sofia2.com, o API NGSI-10 apresenta-se através da url http://sofia2.com/sib/services/NGSI10/ e a respetiva documentação, conforme a do APIs REST em Sofia2, está disponível em: http://sofia2.com/sib

Para poder utilizar o API NGSI-10, é necessário dispor de um token válido em Sofia2, que se utilizará para efeitos de autenticação, enviando o mesmo no cabeçalho do pedido.

Por exemplo, para criar uma entidade, utilizaremos a operação updateContext:

Obtendo a resposta standard NGSI-10:

Uma vez processado o pedido poderemos gerir esta entidade como qualquer outra ontologia Sofia2:

 

  • Versão inicial do Módulo Sofia2-SCADA

Em 2016, lançámos uma nova linha de trabalho centrada na adaptação da nossa Plataforma IoT ao âmbito Industrial (Smart Manufacturing).

Dentro desta linha, os SCADAS são uma peça-chave na supervisão e controlo de processos industriais. Mantendo o enfoque e conceitos da Plataforma, criámos o módulo Sofia2-SCADA.

Esta primeira versão centrou-se na parte visual, permitindo definir Tags, Alarmes e sinóticos.

Nas versões posteriores incorporar-se-ão conectores nativos para protocolos industriais como OPC.

Toda a criação dos sinóticos está integrada na Consola Web e permite arrastar os elementos visuais e associá-los aos tags criados previamente.

Uma vez criado um sinótico, podemos colocá-lo em execução, o HMI gerado é uma aplicação HTML5 que pode visualizar-se em qualquer navegador e dispositivo móvel:

É possível ver o módulo em funcionamento neste vídeo.

  • Notebooks Sofia2 :

Dentro das novas capacidades Analíticas da plataforma, incorporou-se à Plataforma o conceito de Web notebooks.

Estes notebooks permitem realizar de forma simples e interativa a análise sobre dados de fontes muito variadas, incluindo as fontes de dados de Sofia2.

Sofia2 Notebooks constrói-se em Apache Zeppelin e tem a capacidade de combinar código Scala, SparkSQL, SQL, R,…com conteúdo HTML permitindo interações em tempo real com uma interface e tudo isso num ambiente partilhado e multiutilizador.

SparkSQL:

Hive:

Python:

Esta funcionalidade está disponível para os utilizadores com o role ANALYTICS, este é um novo role criado para utilizadores da Plataforma centrados na exploração das suas capacidades analíticas.  

  • Módulo Sofia2 DataLink:

Este novo módulo permite que qualquer ferramenta de BI & Data Discovery possa conectar-se aos repositórios e à Plataforma.

Para isso, oferece interfaces ODBC, JDBC e REST e um layer SQL sobre estes repositórios (BDTR e BDH):

O motor permite efetuar JOINS entre estes repositórios; para além de criar visualizações sobre as consultas, para que se possa logo estabelecer a segurança sobre as mesmas.

Este módulo foi construído em Apache Drill.

  • Adaptação Sofia2 DataFlow à nova versão Spring XD y Flo

Atualizaram-se as versões de Spring XD e Flo, com as quais corre o módulo DataFlow, o que possibilita criar visualmente Jobs compostos, permitindo unir vários Jobs, tornando possível a sua sincronização, comportamento e controlo em caso de erro.

Uma vez criados, os Jobs compostos estarão disponíveis a partir da janela de módulos, para permitir criar novos Jobs a partir do disposto anteriormente.

 

Libelium apresentou esta terça-feira no Mobile World Congress The IoT Marketplace, uma loja online, na qual se pode selecionar e comprar diferentes kits compostos pelos dispositivos, a conetividade e a Plataforma Cloud, de forma a acelerar a adoção IoT.

Dentro deste MarketPlace, a Libelium+Indra propõem uma solução no âmbito de Smart Cities, esta solução inclui a medição de temperatura, humidade, pressão, ruído, ultrassons, CO, NO2, O3, SO2, luminosidade, ….

  • Dashboard Smart Agro em colaboração com Libelium para o Mobile World Congress

Na colaboração com Libelium, a Indra desenvolveu um Dashboard que monitoriza em tempo real a informação de diferentes sensores.

A demo pode visualizar-se nesta URL: http://sofia2.com/SmartAgriculture/index.html#

  • Novas Funcionalidades na versão Sofia2 Social Media Edition

Quando criamos um projeto de tipo Social Media, na página inicial incorpora-se um acesso direto às funcionalidades mais úteis para um projeto deste tipo como o Processamento Analítico, Visualização e Redes Sociais.

Incluiu-se igualmente um Assistente para a criação, processamento e visualização de queries Brandwatch., o assistente é composto por três passos: a criação de uma query Brandwatch, o processamento analítico associado e a visualização.

  • Otimização do Motor de Subscrições

Daqui em diante, a partir da Consola Web poderemos configurar para cada ontologia, as subscrições de Difusão e as subscrições dirigidas por campo.

As Subscrições de Difusão são as subscrições de tipo Select * from Alarma, nas quais é necessário notificar um mesmo evento a muitos KPs.

As Subscrições dirigidas por campo são as subscrições de tipo Select [*,[lista_campos]] from CommandReq where Command.assetId=’<identificador_concentrador>’, nas quais se encontram muitos KPs subscritos à mesma ontologia em função do valor de um campo.

Esta otimização permite escalar o número de subscrições que suporta a Plataforma de forma horizontal.

  • Guias interativos

Para facilitar a aprendizagem dos conceitos e funcionalidades da plataforma Sofia2, está a desenvolver-se uma série de guias interativos de grande utilidade que permitem ao utilizador a realização de uma série de passos guiados.

Já estão disponíveis os guias Primeiros Passos com Sofia2, Guia para Criar uma Ontologia Passo a Passo e Guia para Criar um KP

Além disso, o guia de Primeiros Passos em Sofia2 também pode visualizar-se no seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0XVuSz7lwBw

  • Diversas Melhorias e resolução de incidências na Plataforma como a atualização do API Arduino (detalhes aqui) ou as melhorias na Infraestrutura Sofia2-Edge (KP Modelo) graças ao trabalho de depuração com a equipa Smart Coruña.

 

Disponível FEEP IoT & Big Data Platform Sofia2 a versão 3.0

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s