Já está disponível a nova versão FEEP IoT & Big Data Platform Sofia2 3.3

Já está disponível a nova versão de FEEP IoT & Big Data Platform Sofia2, esta versão também foi disponibilizada na Plataforma Experimental Sofia2 CloudLab.

(FEEP IoT & Big Data Platform Sofia2 faz parte da FEEP Enablement Platform de minsait).

Ver versões

Esta versão inclui numerosas novidades e melhorias, tais como:

· Conceito de Grupo

Esta funcionalidade permite a um utilizador (no mínimo com o ROL COLABORADOR) criar um Ambiente Colaborativo, onde poderá acrescentar utilizadores ao ambiente e partilhar com os mesmos Ontologias, Gadgets, Dashboards, Projetos Web, KPs… Estes utilizadores poderão utilizar estes conceitos, modifica-los, visualiza-los e elimina-los.

Qualquer membro do projeto pode acrescentar/remover todas as funcionalidades descritas anteriormente, mas apenas o criador deste projeto ou qualquer utilizador com o rol administrador pode acrescentar/remover membros do mesmo.

As características de criação de projetos estão organizadas da seguinte forma:

Ao criar um projeto, terá à sua disposição uma série de listas com o nome das funcionalidades das quais é proprietário ou tem permissões. Assim, terá apenas de selecionar todos os elementos de cada lista que pretende incluir no projeto e clicar em “criar”.

Uma vez criado, podemos visualizar a informação ligada ao projeto através do botão “ver” na lista de projetos.

· Novo Look&Feel do Dashboard Sofia2 (Consola Web)

Ao seguir as recomendações que nos têm transmitido, atualizamos o aspecto do Dashboard de Sofia2.

Entre as principais novidades temos:

Novo Menu baseado em ícones, o que nos permite ganhar espaço e não deslocar o conteúdo visível.

Motor de pesquisa integrado (ícone da lupa)na barra superior à direita, que nos ajuda a pesquisar na tabela apresentada mais abaixo, sendo esta uma pesquisa geral e sem filtros nem detalhes + Implementação Pesquisa: o que nos permite dispor de mais espaço visível na tabela:

Nova lista de projetos:

Globalização dos Botões Criar”: situados na parte superior direita de todas as listas para saber sempre onde criar um novo KP, ontologia, projeto, tag…

Novo Cabeçalho: melhora o aspecto e visualização do lado do role do utilizador.

· Reorganização do menu do Dashboard

Com esta reestruturação, reduziu-se o número de menus e de opções, procurando aumentar a usabilidade, para que um utilizador não especializado seja capaz de encontrar mais facilmente o que procura.

· Demo Bot Sofia2

Não querendo perder esta nova tendência, construímos na plataforma um chatbott básico que poderá responder às dúvidas que tem sobre a Plataforma (o que é a Sofia2, o que é um KP, o que é uma ontologia, etc…)

Nas futuras versões, disponibilizar-se-á a funcionalidade que permita criar de uma forma simples e visual Bots na plataforma e desenvolver bots para o Twitter, Telegram, Facebook, etc…

A conversação é enviada automaticamente para Sofia2 permitindo a sua posterior análise.

O bot está disponível na secção de demos:

Permitindo:

· Particionamento de Ontologias na BDH de Sofia2

Nesta versão, um utilizador poderá no momento de criar uma Ontologia, decidir se esta deve armazenar-se particionada na BDH de Sofia2 e neste caso com que critério.

Esta opção amplia as capacidades de exploração da informação armazenada neste repositório.

Para utilizá-lo, uma vez criadas as ontologias através da sua configuração específica, podemos criar e modificar a configuração de particionamento das ontologias. O assistente permite-nos selecionar os campos nos quais queremos participar, um ou vários:

O processo de particionamento pode ser dispendioso em função dos dados registados na BDH para essa ontologia, durante esse tempo desaparecerá o ícone de configuração do particionamento

· Demo Smart Industry

O piloto de Smart Industry está baseado na solução Integração IT/OT e Industrial Smart Asset. Este tenta dar uma visão global dos ativos de uma empresa que realiza distintos processos de fabrico e geração.

A solução é personalizada para uma empresa de fabrico de celulose e todos os datasets são armazenados em ontologias de Sofia2. Em conjunto com o gerador de instâncias da plataforma, utilizar-se-ão para informar a parte visual e atualizar-se-ão em tempo real em distintos níveis: a nível global, por instalação, por linha e por asset.

A demo é composta por um menu e um ecrã principal, onde se pode aceder a diversas funcionalidades:

Visualização do estado geral da empresa: No ecrã principal da demo e no menu lateral na opção Dashboards, apresenta-se a informação dos principais KPIs das instalações.

Mapa de localização das instalações e clientes: onde se pode ver a localização das instalações e a relação cliente/instalação, para além de aceder à informação detalhada se carregar em cada uma.

Informação de cada instalação e simulação de dados: Apresenta-se a informação em tempo real de cada instalação: alertas, linhas de produção, informação histórica, clientes e vendas. Ao carregar no botão de simulação de dados, é possível verificar a forma como se vão modificando os distintos valores, gráficos e alertas.

Sinópticos: graças ao módulo SCADA da plataforma, incorporou-se ao piloto dos sinópticos: um, a nível geral que apresenta os distintos processos de fabrico e outro mais específico. Ambos têm também a opção de simulação de dados, para que se possa ver como se atualizam os valores e botões.

Vista Geral:

Vista instalação:

Assets: Apresenta a informação de menor nível, para obter o detalhe de cada um dos assets: informação geral, parâmetros, informação histórica e plano de manutenção.

+

· Segurança em Dashboards

Com esta nova versão de dashboards, estes passam a ser privados por defeito. O utilizador pode decidir partilhá-los com um grupo, no qual todos os utilizadores do grupo poderão visualizá-los o torna-los públicos, de forma a que sejam visíveis para qualquer utilizador. Por outro lado, os dashboards existentes na plataforma mantêm-se como públicos, permitindo ao proprietário modificar a sua privacidade.

· Assistente de geração de queries

Atualizou-se a Ferramenta Consola BDTR e BDH acrescentando um assistente para a geração de queries.

Para o caso de SQL, ao selecionar uma ontologia da lista, aparecerá uma lista com os campos da mesma, que poderão ser selecionados e acrescentados à query. Uma vez escolhidos os campos que se pretendem consultar, aparecerá a opção para acrescentar uma ou várias condições.

No caso de consultas à BDH através de SQL, também se poderão realizar consultas utilizando “GROUP BY”. Uma vez selecionada uma condição, aparecerá essa opção na qual se poderá selecionar o campo desejado.

Também permite gerar a consulta na linguagem nativa, neste caso os campos da ontologia selecionar-se-ão ao acrescentar a condição:

· Intérprete de MongoDB no módulo Notebook

Como já estão a par, o módulo Notebook permite aos científicos de dados explorar de forma programática (R, Python, Spark,…) toda a informação gerida pela plataforma.

Nesta versão, acrescenta-se um novo intérprete ao módulo Notebook, que permitirá aos utilizadores trabalhar com os dados da BDTR de Sofia2.

O intérprete invocase com %mongodb e permite lançar a sentença na linguagem nativa de Mongo.

O intérprete converte os dados em formato JSON para um modelo de tabela.

Como nos acessos restantes aos dados do Notebook, será possível realizar a apresentação gráfica dos valores.

· API Rephone Kit para Sofia2

O RePhone Kit é um conjunto de placas modulares (módulos GSM/GPRS, GPS, Display, etc.), open-source, com capacidades de programação em C/C++, Arduino, Lua e Javascript, que compõem uma plataforma de desenvolvimento muito interessante para aplicações IoT de mobilidade ou inclusive um smartphone por peças.

O cérebro do RePhone localiza-se na sua placa principal, a Xadow BLE+GSM, com um potente chip MT2502 de Mediatek. Esta dualidade de comunicações de curto alcance (BLE) e comunicações móveis (GSM/GPRS) confere uma grande flexibilidade, para abordar projetos de rastreabilidade ou até de mobilidade graças à concatenação com a placa Xadow GPSv2, com capacidades para a comunicação com a plataforma de Sofia e todas as respetivas capacidades de regras, avisos e apresentação.

Num post posterior, explicar-se-á passo a passo como ligar de uma forma simples o kit RePhone com Sofia2.

· Social Login em Sofia2.com

Como exemplo das capacidades Social Media da Plataforma, disponibilizou-se o Social Login com 3 das principais redes Sociais: Facebook, Twitter e Linkedin, permitindo criar um utilizador em Sofia2.com, a partir dos dados de Facebook, Twitter e Linkedin.

Em futuras versões, disponibilizar-se-ão opções para que os próprios utilizadores possam explorar a sua própria informação, através das capacidades da Plataforma.

http://sofia2.com/console/login

· Documentação em HTML

Nesta versão, iniciou-se o processo de migração da documentação da plataforma para HTML, para que todo o processo de aprendizagem a nível da plataforma seja mais intuitivo.

O utilizador poderá aceder diretamente à documentação pretendida, já que a encontra organizada e dividida em blocos segundo a visão, o perfil de utilizador e o nível de conhecimento que se pretende obter da plataforma.

Os utilizadores developers terão à sua disposição todo o tipo de manuais e acesso a uma série de recursos que facilitarão a compreensão, desenvolvimento e utilização de Sofia2.

É possível aceder à documentação através do seguinte link http://sofia2.readthedocs.org

· Atualização dos Módulos DataFlow e Notebook

A implementação do módulo DataFlow atualizou-se para a versão 1.5.1.3 de StreamsSets, na qual temos os seguintes componentes:

Origens Processadores Destinos

Atualizou-se também a versão do produto Zeppelin, core da solução de Notebook para a versão 0.6.0.

Nesta versão, encontram-se os seguintes interpretes disponíveis: Alluxio, Cassandra, Elasticsearch, Flink, Geode, HBase,HDFS, Hive, Ignite, JDBC, Lens, Livy,…

· Melhorias a nível do Simulador de Dados

O simulador de dados foi melhorado, permitindo guardar as configurações geradas, para ser utilizado a qualquer altura.

· Melhorias, novos exemplos e resolução de bugs como:

Suporte de datas no carregamento em Excel: disponibilizou-se um novo tipo de dados para o registo da informação:

Melhoria ao criar gadgets e URLs

Resolução de bugs no módulo de Regras Scripts

Exemplos de utilização dos Notebooks

Já está disponível a nova versão FEEP IoT & Big Data Platform Sofia2 3.3

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s